O valor da prova técnica: quando a engenharia fortalece a advocacia

Advogar com excelência exige, cada vez mais, fundamentação técnica sólida — especialmente em áreas como o Direito de Família, Sucessões, Imobiliário e Cível.

E é exatamente aí que entra o papel do perito engenheiro civil.

Em inventários, divórcios, ações de partilha ou para pagamento de dívidas, atribuir o valor correto aos bens imóveis é essencial. Porém, essa não é uma tarefa que deve ser baseada apenas em “achismos” ou pareceres genéricos.

Uma avaliação feita por engenheiro civil habilitado, capacitado e com especialização, com base nas normas da ABNT (NBR 14.653-1, 2 ) é imprescindível. Deve-se seguir critérios técnicos objetivos, cálculos matemáticos e modelos estatísticos de regressão, eliminando margens de subjetividade e trazendo segurança jurídica real à causa.

Não se trata de uma simples estimativa- comumente utilizada por outros profissionais do setor imobiliário — que, embora conhecedores do mercado, não estão habilitados a aplicar metodologias normatizadas segundo a ABNT – NBR.

Um laudo técnico pericial de avaliações de imóveis agrega valor às petições, reforça a credibilidade dos pedidos e pode ser determinante para o sucesso da tese jurídica do advogado. Corrobora o artigo 472 do CPC:

Art. 472. O juiz poderá dispensar prova pericial quando as partes, na inicial e na contestação, apresentarem, sobre as questões de fato, pareceres técnicos ou documentos elucidativos que considerar suficientes.

Além disso, em casos envolvendo avaliações de imóveis com manifestações patológicas ou vícios construtivos, o engenheiro civil é o unico que pode identificar tecnicamente as falhas, anomalias, caso fortuitos ou de força maior, para estimar custos de reparo e atribuir responsabilidades (nexo causal) com base em normas técnicas e jurisprudência consolidada.

O resultado?

O advogado que conta com esse lastro técnico robusto conquista respeito no processo, fala com autoridade e antecipa cenários com precisão — tornando sua atuação não apenas jurídica, mas estratégica, com grandes chances de ganho de causa embasado no artigo 472 do CPC.

Advogados(as), contem com profissionais que dominam a linguagem técnica, conhecem os requisitos normativos e sabem como transformar dados em argumentos de peso.

Se você atua em Direito Imobiliário, de Família, Sucessões ou Cível, o apoio de um engenheiro civil habilitado, capacitado e com especializações é fundamental para o sucesso de sua tese!

Conte comigo!

Marcelo Augusto Vallero, engenheiro civil, perito judicial, especialista em avaliações e perícias de engenharia.

Nossos Artigos

Rampas em terrenos em aclive/declive: quando o “jeitinho” vira problema técnico e jurídico!

Escrito por Marcelo Augusto Guerini Vallero, 29/01/2026 — engenheiro civil, pós-graduado pela The Hague University of Applied Sciences, perito judicial e especialista em engenharia diagnóstica. Terrenos em aclive ou declive exigem soluções construtivas criteriosas e tecnicamente adequadas. Ainda assim, é extremamente comum encontrar rampas executadas sem qualquer observância aos limites

Leia mais »

A Importância da Inspeção Predial em Reservatórios Prediais

Escrito por Marcelo Augusto Guerini Vallero, 08/12/2025 — engenheiro civil, pós-graduado pela The Hague University of Applied Sciences, perito judicial e especialista em engenharia diagnóstica. Quando falamos em segurança e desempenho das edificações, os reservatórios superiores e inferiores têm um papel fundamental. Mas, na prática do dia a dia, sempre

Leia mais »

Som Cavo: Nem todo descolamento de revestimento é vício construtivo — O que diz a Norma.

Escrito por Marcelo Augusto Guerini Vallero, 31/11/2025, engenheiro civil, pós graduado pela The Hague University of Applied Sciences, perito judicial e especialista em engenharia diagnóstica. O som cavo em revestimentos cerâmicos continua sendo uma das manifestações patológicas mais mal interpretadas na engenharia diagnóstica. Em vistorias, inspeções prediais, perícias e acompanhamentos

Leia mais »

O mito do Habite-se e do CVCO: a falsa sensação de obra regular.

23/11/2025 — por Marcelo Augusto Guerini Vallero, Engenheiro Civil, Perito Judicial, Especialista em Engenharia Diagnóstica e Mestre pela The Hague University of Applied Sciences. No cotidiano das perícias de engenharia, é comum encontrar construtoras, loteadoras e advogados acreditando que a existência de um Habite-se ou de um CVCO (Certificado de

Leia mais »